Serra da Cantareira: história e curiosidades

O Hotel da Mata te conta tudo o que você precisa saber antes de conhecer Mairiporã, que faz parte da Serra da Cantareira!

Localizada ao norte da cidade de São Paulo, a Serra da Cantareira possui 64.800 hectares de área e abrange os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. A 20 km do marco zero da cidade de São Paulo, a Serra é uma grande atração turística devido aos seus parques, trilhas, cachoeiras e construções históricas.

A reserva “Parque Estadual da Cantareira” possui a sua encosta sul e apresenta, também, normas rígidas de preservação da mata atlântica nativa. Já na face norte, região de Mairiporã, encontram-se diversos bairros nobres, condomínios de alto padrão, estradas e trilhas destinadas à prática de Mountain Bike.

História e curiosidades:

  • Nos séculos XVI e XVII a região era amplamente frequentada por tropeiros e comerciantes, que estabeleciam comércio entre a cidade de São Paulo e outras cidades do país, principalmente, de Minas Gerais.
  • Os tropeiros se deslocavam por meio de carretas puxadas por equinos e muares, e armazenavam seus estoques de água em jarros chamados “cântaros”, que se dispunham em prateleiras chamadas “cantareiras”, o que deu origem ao nome da Serra.
  • Grande parte da floresta nativa foi desmatada por conta do cultivo de café, erva mate e cana de açúcar.
  • Por conta de problemas de abastecimento, uma estação teve que ser desenvolvida e para esta construção, foi necessária a criação de uma linha férrea chamada “Tramway Cantareira”.
  • O trenzinho da cantareira foi imortalizado por Adoniran Barbosa, na canção “Trem das Onze”
  • Em 1986 grande parte da região passou a integrar o Parque Estadual da Cantareira. A sua cobertura vegetal da mata atlântica possui uma imensa diversidade de flora e fauna — incluindo algumas espécies que estão ameaçadas de extinção — contando com 220 espécies diferentes de pássaros e outros animais como macacos, bichos-preguiças, cobras, veados-mateiros, caxinguelês, quatis, jacus, onças pardas, gatos do mato pequeno, saguis da serra escuro e jaguatiricas.

Por: Hotel da Mata